Josias de Souza diz que petistas já questionam tática da defesa de Lula. Besteira!

0
27

Primeiramente, leia a análise de Josias de Souza:

“A precariedade da situação jurídica de Lula começa a preocupar integrantes da cúpula do PT. Os petistas costumavam trazer na coleira suas opiniões sobre a estratégia adotada pelos advogados do ex-presidente. Isso começou a mudar. Em privado, correligionários de Lula criticam a tática adotada pela defesa. Avalia-se que a reação é mais política do que técnica. E tem se revelado ineficaz.

Hoje, Lula é réu em quatro ações penais, foi denunciado uma quinta vez e é investigado em quatro inquéritos. As investidas contra Sergio Moro, cuja isenção foi questionada em foros nacionais e até na ONU, resultaram infrutíferas. O juiz Vallisney de Souza Oliveira, de Brasília, revelou-se tão draconiano com Lula quanto o colega de Curitiba. Algo que desafia a tese do complô da força-tarefa curitibana.

Os petistas que enxergam a defesa de Lula de esguelha acreditam que a direção do partido deveria discutir o tema com o líder máximo do PT. Teme-se que a delação coletiva da Odebrecht complique a situação penal de Lula, potencializando o risco de condenação da única alternativa presidencial do partido.”

Vamos averiguar:

Esta análise de Josias de Souza tem um furo, pois não existe estratégia de “defesa” de Lula, mas de ataque. O objetivo é exatamente esse: constranger Moro para tirá-lo do caso e, também, promover o papel de vítima. Logo, nesse caso, quanto mais ofensivo, melhor para eles.

A guerra política não deve ser avaliada unicamente no aspecto jurídico, mesmo porque o próprio Direito não é em si uma ciência. Leis deixam brechas, advogados existem justamente para aproveitar estas brechas em prol de seus clientes. Não fosse por isso, Lula estaria preso há muito tempo, coisa que já teria ocorrido se fosse um cidadão comum com a quantidade de evidências que já se tem contra ele.

Conclusão? Exatamente por isso, Moro deve ficar esperto, pois Lula é mais malandro ainda do que se pensa. Seus advogados são puro teatro.

Anúncios

Deixe uma resposta