Movimentos pró-impeachment podem se tornar milionários após vitória de Tico Santa Cruz em ação contra Nando Moura

4
175

A guerra de processos é parte essencial da guerra política. Quanto a isso, sabemos, via site Whiplash, que o músico ultraesquerdista Tico Santa Cruz ganhou uma ação judicial contra o youtuber Nando Moura. A razão foi que o último disse que o primeiro recebia verbas da Lei Rouanet. Futuramente Tico Santa Cruz comprovou que não recebeu essas verbas, sendo apenas agraciado com o direito de captar os recursos. Ele declinou deste direito.

É bom lembrar que muito provavelmente pode ter ocorrido um truque semântico que favoreceu Tico. Se Nando Moura disse que Tico Santa Cruz recebeu verbas da Lei Rouanet, isso poderia ser entendido como a aprovação dos recursos. Daí Tico poderia dizer que não “pegou” essas verbas, mas o direito foi dado e esse é o grande problema moral: ter requisitado verbas da Lei Rouanet. Diante disso, faz pouca diferença se alguém usou o direito ou não. Seja lá como for, Nando Moura, ao menos em primeira instância, perdeu essa instância da guerra.

A boa notícia é que isso abre um precedente sensacional para os grupos pró-impeachment, que podem aproveitar a narrativa utilizada pelo advogado de Tico. Segundo esta narrativa, o apontamento de recebimento de um valor, sem que esse recebimento tenha acontecido, deve garantir ao acusado o direito a uma indenização.

Assim sendo, basta que os movimentos pró-impeachment coletem as centenas e até milhares de narrativas emitidas por petistas que disseram: “o movimento (x) recebeu verba de partidos (y) e (z)”. Em seguida, é só mover a ação, anexar a requisição feita pelo advogado de Tico e a decisão do juiz em favor do músico petista. Ou seja, quase todos os blogs petistas – e até alguns jornalistas da grande mídia – teriam que pagar polpudas indenizações para movimentos que não receberam verbas de partidos, mas assim foram acusados.

Em suma: a guerra de processos está aí e a vitória de Tico Santa Cruz abre um mar de oportunidades.

Anúncios

4 COMMENTS

  1. Por favor MBL, processe Jandira Fegalinha que disse – não lembro se na TV ou na internet, mas foi em entrevista em vídeo – que vocês recebem grana de sei lá quem. PRA ONTEM ISO

Deixe uma resposta