Não é preciso distinguir picho de grafite. É preciso distinguir tua casa e a dos outros.

13
244

A jornalista Vera Magalhães normalmente faz um bom trabalho, mas pisou na bola ao comentar a notícia de que três pichadores foram presos por danificarem murais na Av. 23 de Maio.

Ela disse: “O picho enfeia a cidade e deve ser combatido. É complicado, mas o prefeito vai ter o apoio da cidade para isso.O grafite é diferente e o prefeito reconheceu que apagar os murais da Av. 23 de Maio foi uma ideia equivocada”. Sua conclusão: “O grafite embeleza a cidade e o picho enfeia”.

Mas a questão nunca foi essa. A questão é outra: ou o muro pertence ao que está pichando ou grafitando ou não pertence. Caso não pertença, não há motivo para tolerarmos o grafite mais do que toleramos o picho.

Aqui fica uma boa lição sobre aceitar a pauta do adversário. Quando falamos se “o picho é melhor ou pior que o grafite”, estamos, de certa forma, sendo pautados. O ideal é adotar o metaframe e dizer: não interessa a “beleza” do grafite ou do picho. Interessa apenas se alguém tem direito de danificar propriedade do outro ou não tem.

Ademais, grafiteiros podem muito bem encontrar donos de propriedades que os deixariam grafitar suas paredes. Também poderiam grafitar as paredes de suas casas. Fora isso, devem seguir a lei, como fazem todos os cidadãos decentes.

Assista a opinião de Vera:

Anúncios

13 COMMENTS

  1. Essa matéria foi um equivoco, grafite é um trabalho, é autorizado, não vai haver na “casa dos outros” sem a contratação do artista… Vale saber um pouco mais do assunto

  2. Realmente, normalmente a Vera Magalhães faz um bom trabalho, mas eventualmente se deixa levar pela pauta “politicamente correta”, e chegou mesmo a dizer que nos EUA, não existe esquerda!

  3. Se quer pichar faça-o em tua casa, se for na casa dos outros PEÇA PERMISSÃO AO DONO, e se for em local público TEM DE PEDIR PERMISSÃO À SOCIEDADE, SENÃO É CRIME!

  4. parabens Prefeito ,atitude corajosa de enfrentar marginais ,nao interessa se e grafite ou picho , sem autorização e crime ,essa jornalista esta de sacanagem com o exemplo que o filho dela foi na australia e encontrou grafite num museu ( e obvio que se esta num museu e arte) quero ver encontrar em um muro particular de um australiano que nao autorizou e isso ser encarado como arte pelas autoridades de la (ou de outro pais qualquer).

  5. Acho que tudo que está acontecendo e para desviar atenção dos problemas mais graves existentes em são Paulo e no país e nos discutindo se picho e frio ou bonito

  6. Neguinho precisa parar que querer ser mais “Conservador” do que precisa.
    O mundo não é assim, preto x branco, esquerda x direita, progressista x conservador!

    Parem de querer cagar regra, querendo impor uma cartilha do bom “conservador”.

    Se existem bandeiras que historicamente foram defendidas pela esquerda, não precisamos só por isso abrir mão delas. Se for uma coisa boa temos que nos apropriar.

    Um exemplo disso é a bicicleta. Não é pq a esquerdalha defende a bicicleta que isso é uma coisa ruim. As ciclovias do Hadad foram um lixo pela forma que foram feitas. Neguinho ser contra carro na marginal pq quer andar de bicicleta la é coisa de idiota, mas a bicicleta não é idiota!! Podemos dar essa bandeira de mão beijada pra esquerda, ou nos apropriar dela.

    Mesma coisa com essa polemica totalmente gratuita e desnecessária.
    Grafite não é pichação. Tem que ser muito enjoado pra não admitir isso. A 23 tava bacana, não precisava mexer. Foi um tiro no pé da nova gestão.

    São Paulo é gigantesca, e tem feiura pra ser embelezada pra todos os lados. Quer fazer jardim vertical? Sensacional. Faça num lugar largado, coisa que não falta na cidade.

    Quer multar, prender, cortar a mão de pichador?? Tem meu apoio.
    Quer pagar de dono da virtude e do bom gosto? To fora.

  7. PICHAÇAO É ILEGAL VANDALISMOFEITO DE NOITE ESCONDIDO DO PROPRIETARIO BURRINHA.

    O GRAFITE É UMA ARTE QUE É FEITO NA CALMA TEM QUE RISCA DESENHA PINRA RETOCA E ISSO NAO SE FAZ DO DIA PARA O OUTRO OU VC ACHA QUE A VILA DO CHAVES SE FAZ A NOITE EM MINUTOS O GEAFITE COMO DEMORA E É UMA ARTE PRECISA DE AUTORIZAÇAO DO DONOS DO IMOVEL E MUITOS GRAFITEIROS SUSTENTA SUAS FAMILIAS PQ RECEBE PRA ISSO MAS VINDO DE VC NAO É DE SE ESPERA MUITO MESMO.
    BRIGADO SE NADA SENTA E CHORA ..
    NAO PRECISA DISTINGUIR NAO JA QUE NEM SABE O QUE ESTA FALANDO.

  8. Olha o comentario do cirleu nada a ver kkk
    Um grafite demora um dia todo ou dpis tres dias impossivel sem autorizaçao que estude mais sobre o assunto
    brigado de nada

Deixe uma resposta