Atuação de João Dória mostra que a guerra política só precisa ser levada a sério

7
202

O prefeito João Dória tem feito uma sucessão de acertos desde sua campanha. Ele soube se mostrar como símbolo de esperança para os paulistanos, que vinham se sentindo avacalhados pela gestão petista de Haddad; nos debates soube se apresentar com firmeza, passando segurança aos eleitores; em diversas entrevistas, quando questionado, deixou claro a que veio e mostrou ter total controle da situação. Para fins de exemplo, vejam os dois vídeos abaixo:

O vídeo acima foi ainda do período eleitoral, antes de sua vitória. O vídeo abaixo é quase da mesma época. Veja a resposta avassaladora que ele dá para Luiza Erundina e Haddad:

Em outro debate, mais uma vez Dória detonou Luiza Erundina com uma bela alfinetada, ao mesmo tempo em que manteve a pose e a educação que lhe são características:

O caso mais recente, no entanto, aconteceu essa semana e tem tomado conta das redes sociais. Trata-se da entrevista de João Dória para a CBN. As duas repórteres tentaram várias vezes deixá-lo em saia justa, pressionando-o com perguntas para as quais esperavam uma resposta evasiva ou defensiva. Ele fez o contrário e manteve postura ofensiva o tempo todo. Confira:

No caso acima, o que se vê é uma aplicação fiel de um dos princípios elencados por Horowitz: Na guerra política, o agressor geralmente prevalece. Quando a repórter pergunta sobre as pichações, o prefeito age com tamanha firmeza e com tanta ênfase que fica clara a sua segurança sobre o assunto, enquanto a jornalista fica totalmente sem chão. Ao questionar se “todos pichador é criminoso”, ela esperava dele uma resposta típica de políticos de direita, algo mais evasivo, indireto, um pequeno recuo talvez, mas não estava nenhum pouco preparada para uma afirmativa tão enfática.

Esse vídeo viralizou de tal forma que só nos faz perceber o quão importante é jogar o jogo. Dória tem uma clara inclinação liberal de direita, suas atitudes e seus discursos têm agradado muita gente e o que ele mostra é a firmeza de uma rocha. Se sua gestão e sua postura continuarem assim, sem tropeços, sua reeleição é praticamente garantida.

Anúncios

7 COMMENTS

  1. Outra medida que o Doria poderia tomar é delimitar um espaço para manifestações. Um parque, algum espaço onde não atrapalhe ninguém e não vias públicas.

  2. Essa tal de Fabíola – petista fanática!!! – depois dessa traulitada do Dória deve ter perdido o rumo de casa!!! Que maravilha de entrevista!! Não canso de assistir essa sova do João Dória nessa dupla de pseudo-jornalistas.

  3. Esse final de semana encontrei um amigo que mora em Ibiúna e ele me falou: “estou com inveja do prefeito de vocês aqui de São Paulo! Estou acompanhando o Dória e tá sendo só alegria, estou até com vontade de me mudar pra São Paulo!”.

    Finalmente um prefeito a altura do que esta cidade precisa, e um sujeito que sabe jogar. Adorei essa entrevista na CNN.

    Vejo o dia todo a petizada no facebook criticando tudo. Aquela porra de Toninho Vespoli do PSOL fica o dia inteiro mentindo sobre o Dória. Fez um meme contabilizando os uniformes que Dória já utilizou nesse primeiro mês de mandato – inclusive, se refere aos uniformes como FANTASIA, desrespeitando os TRABALHADORES que utilizam tais uniformes – e dizendo que Dória não fez “nada”.

    E a petezada vai atrás feito rebanho compartilhando e dizendo “ai, Dória não faz nada”. Tá muito divertido de ver.

    Espero que Dória continue com essa gestão ótima e venha ser o próximo governador, pois todo o interior de SP está acompanhando e vendo o quão competente ele é!

Deixe uma resposta