Era Trump começa com criação de empregos "acima do esperado" e deixa esquerda constrangida

0
195

Eu fico imaginando como escrever a seguinte matéria deve ter doído muito para alguns jornalistas do Globo. Eles tiveram que reconhecer que “a criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos superou as expectativas em janeiro diante do aumento nas contratações por parte das empresas de construção e varejistas. Com isso, o governo do presidente Donald Trump fica em boa posição para impulsionar a economia e o emprego.”

Fora do setor agrícola, a criação de empregos foi de 227 mil vagas no mês passado, o maior ganho em quatro meses, informou o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira. Mas a taxa de desemprego subiu 0,1 ponto percentual, para 4,8%, e os salários aumentaram apenas modestamente, sugerindo que ainda há alguma folga no mercado de trabalho.

As revisões dos meses de novembro e dezembro mostraram que a economia criou 39 mil empregos a menos do que o relatado anteriormente. Ainda assim, o mercado de trabalho continua a apertar, o que poderia estimular um ritmo mais rápido de crescimento dos salários em breve. Autoridades do Federal Reserve, banco central dos EUA, vêem o mercado de trabalho como estando em pleno emprego ou perto dele.

Economistas consultados pela Reuters projetavam criação de 175 mil vagas no mês passado e que a taxa de desemprego permaneceria em 4,7%.

Será que a mídia se enganou aqui? Claro que não. Eles acertaram tudinho. Não porque queriam “acertar” em termos de informação,mas fazer uma campanha do medo contra Trump, exatamente igual aquela feita pelo PT contra Marina Silva (que iria “tirar a comida do prato do povo” ao propor autonomia do Banco Central).

Claro que o governo de Marina Silva seria um lixo, mas talvez menos desastroso (para o Brasil, não para o PT) do que o segundo mandato de Dilma, que felizmente terminou.

A mídia não publica coisas assim pensando em “acertar na previsão”, mas sim em fazer propaganda partidária. Mas a campanha acabou e Hillary perdeu. Neste caso, restou fazer uma matéria que deve ter “descido rasgando”.

Anúncios

Deixe uma resposta