O que ninguém percebeu nessa briga de foice entre Joice e Reinaldo?

60
1458

A extrema-esquerda está morrendo de rir com mais um surto de massa da direita brasileira. Altamiro Borges escreve:

Está divertidíssimo acompanhar a polêmica – ou melhor, o barraco – entre Reinaldo Azevedo e Joice Hasselmann, duas figuras projetadas pela asquerosa revista ‘Veja’ e que fazem a cabeça de tantos “midiotas”. Na semana passada, a “jornalista” criticou o velho amigo de redação, afirmando que ele estaria sabotando os atos convocados pelo sinistro Movimento Brasil Livre (MBL) em defesa da midiática Operação Lava-Jato. De imediato, o “rottweiller amoroso” postou um vídeo detonando a ex-amiga de forma brutal. Reinaldo Azevedo chamou Joice Hasselmann de “loira do banheiro”, “xucra”, “plagiadora” e disse que “sempre tive vergonha de ficar do seu lado”. Em resposta, ela postou no Twitter que revelará, em breve, os podres do seu novo inimigo.

Neste sábado (18), Reinaldo Azevedo não se intimidou diante da ameaça e esbanjou valentia. Em postagem no site da ‘Veja”, intitulada “Joice me ameaça com revelação bombástica. Localiza-te logo, moça”, ele contra-atacou: “Sim, tenho muitas outras coisas a fazer e outros temas de que tratar. Joice Hasselmann e um seu admirador, que começou a me mandar ameaças de morte, são menos importantes. Ela é quem é. Ele é caso de polícia. Em sua conta no Twitter, com remissão para Cláudio Tognolli e Olavo de Carvalho, ela diz ter descoberto ‘algo’ a meu respeito. Meu Deus! O que será? Virá um vídeo, anuncia. É o tom de sempre: o da ameaça”.

“Mal posso esperar para saber o que é. Mas a melhor coisa que me enviaram das bobagens que ela publicou é esta: ‘Ele (eu) fala mal de Moro, Deltan, Bolsonaro, Olavo e Trump. E, agora, falou mal de Joice Hasselmann’. Olhem o grupo. O que Sergio Moro e Deltan Dallagnol – eu os critico quando merecem; quem ‘fala mal’ é profissional de bordel — fazem nesse grupo, coitados? Não sabia que comungavam valores de extrema direita, como Bolsonaro e Olavo… Nem eles! Quanto a Trump… Notem que, segundo entendi, a coisa vai num crescendo de importância. E, pois, Joice aparece acima de Olavo (nível semelhante se contato com a realidade), mas também do presidente dos EUA… Joice, Joice. Veja se você se localiza, moça! Como se diz em Minas, uma terra que você conhece, ‘Xeg pracá (aproxime-se)’: cuidado com o excesso de imaginação!”.

Agora é aguardar, ansioso, o revide de Joice Hasselmann, famosa por suas difamações grosseiras e por plagiar matérias – tanto que foi alvo de uma comissão de ética do Sindicato dos Jornalistas do Paraná. Em seu Twitter, ela prometeu: “Pessoal, vocês não sabem o que eu descobri sobre @reinaldoazevedo. Triste… pra ele. Aguardem meu vídeo”. A briga deve esquentar ainda mais nesta semana, com a entrada no ringue de outro filhote da revista Veja, o “moleque maluquinho” Rodrigo Constantino.

Para início de conversa, vou deixar bem claro meu ponto de vista, para evitar murismo e equivalência moral, dois padrões comportamentais que rejeito mais do que a peste. Sair dizendo que “tanto Joice como Azevedo” estão igualmente errados na atual confusão envolvendo a direita imatura brasileira seria equivalência moral, por exemplo.

A baixaria começa

É evidente que estamos testemunhando uma direita imatura politicamente, incapaz de responder ao povo em linha com aquilo que defino como um projeto político coerente. Projeto político qualquer um pode fazer, mas que seja coerente com uma linha-base de direita já são outros quinhentos contos.

De primeira, podemos avaliar que Joice Hasselmann fez uma crítica sensacionalista e provocadora à Reinaldo Azevedo. Entre os problemas graves do primeiro ataque de Joice estão o fato de ela dizer que o jornalista da Jovem Pan “atacava os movimentos” (quando ele nunca fez isso), cobrar seu apoio às manifestações de 26/3 (quando ele deu argumentos para ser contrário a elas, logo, a demanda de Joice não fazia sentido) e colocar suspeitas sobre Reinaldo ao explicar sua oposição ao 26/3. Aliás, discordo de alguns pontos de Reinaldo, mas concordo com outros. Eu também acho que a manifestação de 26/3 é desfocada, e já argumentei a respeito. Mas foquemos na interação entre os dois.

Reinaldo poderia ter respondido de maneira inteligente, mas perdeu a linha e lançou ataques pessoais duríssimos e desproporcionais à Joice, que rebateu. Até aí é um problema deles. Mas parte considerável da direita, que deveria jogar panos quentes, resolveu tocar lenha na fogueira. Virou Fla-Flu, sem a menor nesga de racionalidade. Veja a resposta de Reinaldo:

Agora temos o “time da Joice Hasselmann” e o “time do Reinaldo Azevedo”, em uma briga de egos e baixezas raramente vista. Pior mesmo é ver algumas pessoas que há muito contribuem com muito conteúdo inteligente dizendo coisas de que vão se arrepender no futuro. Parece até aquelas táticas de virtue signaling (encenação de virtude) que a esquerda politicamente correta já está acostumada a fazer. Lembre-se de quando as feministas convocaram atos contra o Bar Quitandinha ou o boicote à empresa Alezzia? É mais ou menos isso que se vê. Ataque em bando e virtue signaling aos borbotões.

Tiro n’água

O principal alvo dos ataques é Reinaldo Azevedo, que provavelmente vai se sair bem, pois o melhor para ele é se distanciar de uma parte da direita menos pragmática. De novo, não é o caso de vários movimentos de rua, como MBL e Vem Pra Rua, que demonstram pragmatismo. Falo das tropas de “ataque em bando”, agora mais presentes no “team Joice” do que no “team Azevedo”. Não parece, aliás, que os ataques a Reinaldo Azevedo são derivados de uma boa tática, pois, no fundo, podem atender aos seus interesses. É só observar o caso de Ricardo Boechat, que é “atacado por ambos os lados”, embora todos nós sabemos que ele possui um lado (o da extrema-esquerda).

Para pessoas como Boechat, receber bordoadas tanto da esquerda como da direita serve como “selo de qualidade”. Azevedo muito provavelmente vai utilizar isso a seu favor, pois colocará os ataques da direita mais purista – que chama qualquer discordante de “integrante do projeto fabiano” – como um troféu. George Lakoff já explicou que 60% das pessoas são biconceituais, ou seja, não se posicionam como de direita ou de esquerda. Esse é o público ambicionado tanto por Ricardo Boechat, de esquerda, como, ao que parece, Reinaldo Azevedo, de direita.

O advento do “isentão” de direita

O “isentão” é um modo de agir extremamente inteligente. Alguém que tem um partido procura agir como se fosse independente. Daí essa pessoa mistura críticas estrategicamente para “ambos os lados”, mesmo que, no fim, tenha um lado bem escolhido. Para quem estudou publicidade, isso se chama “distanciar a propaganda da fonte”. Já usei o termo “simulação de falso apartidarismo” para definir o padrão. Tanto faz. O que importa é que isso funciona.

Há quem diga que “Reinaldo Azevedo será demolido”. Nem de longe. Sejamos francos: nomes como Reinaldo Azevedo, Rachel Sheherazade e Marco Villa, só para citar três exemplos, são muito mais lembrados pelo público do rádio do que muitos de seus atacantes. Aliás, Marco Villa também já foi “destruído” pela mesma direita que hoje está atacando Reinaldo Azevedo. Relembre este texto do DCM quando Marco Villa chamou Olavo de Carvalho de fascista. Na época, o pau “torou” para cima de Marco Villa. Ele foi destruído? Claro que não.

Algumas pessoas dessa direita mais feroz se iludem achando que baixo número de visualizações em vídeos da Internet de Reinaldo (e a divulgação de seus vídeos é desastrosa mesmo, e suas redes sociais não são bem administradas) serve como demonstração que ele está “caindo” e Joice “vai substitui-lo”. Isso é tolice, pois um tem pouco a ver com o outro. Muitas vezes, falamos de públicos diferentes. Reinaldo hoje é o isentão total, e esta é uma estratégia inteligente.

A direita depende daqueles mais “ferozes” misturados a alguns isentões se quiser ter o mesmo “punch” da esquerda. Achar que um vai substituir o outro é ignorar como reage o público consumidor de conteúdo. É fato: o discurso de Joice Hasselmann tem um público restrito, o qual é considerável. Mas nem em sonho a Jovem Pan trocaria um isentão como Reinaldo Azevedo por um comentarista de nicho.

De novo a direita em clima de barata voa…

Uma pena é a completa irracionalidade da direita ao não conseguir compreender a utilidade dos isentões, time ao qual Reinaldo Azevedo hoje pertence, fazendo um bom trabalho, assim como Joice Hasselman o faz, só que para um público específico. Claro que é possível discordar de vários pontos de Reinaldo. Alguém pode dizer que a crítica de Reinaldo ao 26/3 é prejudicial a direita. Ele, por outro lado, argumenta que os movimentos de 26/3 é que são prejudiciais.

Mas a extrema-esquerda igualmente possui frentes. Os esquerdistas mais “ferozes”, como Rui Costa Pimenta, acham que a extrema-esquerda deveria rejeitar toda a Lava Jato. Já o PSOL diz que apoia Sergio Moro até o fim, para obter capital político. A divergência é similar. Mas eles não entram em guerra de destruição interna como faz a direita. Ao contrário, usam essas divergências, aparam suas arestas e consolidam os melhores resultados em uma determinada direção.

Qual o segredo?

É simples. A esquerda tem muito mais maturidade em termos políticos. Esse é nosso maior desafio. Ampliar a maturidade da direita.

Em tempo: qual o meu lado? O meu lado é o do projeto político de nos libertarmos da extrema-esquerda (especialmente dos riscos de eles retornarem em 2018). Acho que Reinaldo Azevedo e Joice Hasselmann deviam resolver seus problemas ou então se esfolarem de vez, mas sem essa torcida com muita gente na arquibancada. Que ambos tragam seus resultados para a direita. E que os resultados de cada um sejam comparados. Simples assim…

Anúncios

60 COMMENTS

  1. Não tenho certeza de que a esquerda tem mais maturidade e não entra em batalha interna com fatalidades como a direita agora se mostra capaz. Apenas acho que a narrativa deles despencou em sua capacidade de aceitação ou de se sentir acima de qualquer crítica e contraponto. Isto a faz se unir contra algo que enxerga maior e é neste ponto que vejo sim um erro dentro da direita mais liberal e conservadora: o clima de “já ganhei”. Se pensarmos no que representa a estrutura de estado e a capacidade de adesão e adaptação que os “movimentos sociais” de esquerda e o sindicalismo têm é que vemos quão longe estamos de eliminarmos esta chaga. Parafraseando o comentário de Joice (embora eu prefira Reinaldo), nosso antibiótico foi muito fraco para as bactérias vermelhas (e que de certo modo creio que seja a tese principal do teu artigo).

  2. Luciano, só um detalhe. Da mesma maneira que você insiste em chamar a extrema-esquerda por esse nome correto, você deveria passar a chamar o Reinaldo Azevedo pelo seu nome certo: ele é um esquerdista, e enganou todo mundo até agora.

      • Sim, você falou bastante sobre guerra cultural e como isso só atrapalha, mas qual o limite para chamar alguém de direita? O Reinaldo de Azevedo é ao menos um liberal? Porque depois daquele ataque de pelanca dele, fiquei na dúvida.

  3. Reinaldo Azevedo de direita!?!?!? Definitivamente, NÃO!!!
    Ele é o Chihuahua do FHC…
    PSDB é a Esquerda Fabiana…
    Dizer que é um embate entre a Direita vs. Esquerda, você está enganado!

  4. Infelizmente todos eles se bicam com certa frequência. Olavo, Reinaldo, Rodrigo, Luciano Ayan, Bolsonaro, MBL e agora a Joice. Acho lamentável que falte uma estratégia de boa convivência em prol de um bem maior. Há uma briga de egos muito grande.
    Arestas que facilmente poderiam ser resolvidas com um telefonema ou um papo de boteco com alguns goles de chope viram inimizades eternas.
    É uma pena!

  5. RA começou a provocação, pois há tempos vem falando na rádio JP de uma “loira do banheiro” quando criticava o que ele chama de “direita burra” e “direita xucra”. Eu desconfiava que era a Joice, mas não tinha certeza. Ia depois no facebook dela para ver se havia resposta, mas ela nada dizia a respeito. Nos comentários é que leitores inscritos ficavam perguntando se era ela, mas ela não respondia.

    Outra coisa: RA é um social-democrata e alega ser liberal. Portanto, é um impostor. Também concordo com vocês sobre a manifestação ser arriscada e inoportuna por enquanto, mas o ponto não é este, como bem salientou Constantino no seu último post a respeito.

    http://rodrigoconstantino.com/artigos/reinaldo-azevedo-colocando-os-pingos-nos-is/

    E ainda o legalismo dele é seletivo, tanto que acaba quando o caso envolve Bolsonaro. Ele é movido pelo interesse do PSDB. Isso ficou claro. Que assuma, então!

    • Outros indícios do seu tucanismo: passou a chamar a direita de extrema-direita e mudou radicalmente sua posição declarada anteriormente em relação ao desarmamento sem explicar o motivo. Só falta ele agora dizer que concorda com as cotas raciais, pois há muito tempo não publica nada sobre isso e o “politicamente correto” de um modo geral. Pelo visto, só acerca da legalização das drogas ele diverge de FHC. No mais, tem sido tucaníssimo.

  6. É por isso que Reinaldo Azevedo e Olavo de Carvalho se detestam tanto, eles são muito mais parecidos do que gostariam de admitir. Ambos tem um um ego gigantesco e não se conformam quando alguém faz uma mínima crítica ao que dizem, geralmente partindo pra ataques pessoais grosseiros contra seus críticos. Não nego a importância desses dois senhores na construção da direita brasileira, porém Azevedo hoje em dia parece mais preocupado em ”causar” e conquistar um rebanho de admiradores.

    • Concordo, Marcio. Embora Olavo até tenha melhorado em alguns aspectos, ele e RA, são duas pessoas que tem em comum um ego gigante e nenhum compromisso com a luta política da direita. É eu, eu , eu e o resto que se dane. No caso de Reinaldo a coisa já está beirando a psicopatia. Naquele vídeo sobre a Joice mais parecia um serial em surto, chocante. Não vejo a menor possibilidade de compor com um indivíduo desses, acho que deve ser excluído..

    • Oi Marcio. Tenho dúvidas se querem “construir uma direita brasileira. Parece-me muito mais preocupados em criar olavistas e azevedistas (!?). Muita pompa, muita arrogância, muita agressividade pra quem discorda de uma vírgula.

  7. Reinaldo estava certo em não cair na cilada do “fora temer”. Estava certo em criticar a manifestação que estava por vir. Isso só vai fortalecer o discurso de Lula mesmo. Agora na resposta a Joice Hasselman ele perdeu a linha. Parece que estava com uma rancor de muito tempo guardado e baixou o nível sem necessidade. Fiquei pensando se ele bate bem da cabeça depois de ver o vídeo dele.

  8. A esquerda esta rindo? Deveriam estar preocupados. Azevedo é socialista, ele mesmo assume “sou um trotskista”. Essa briga esta separando o joio do trigo. RA é claramente um infiltrado em favor das esquerdas (não do PT), para canhotizar a Direita. Sua máscara esta caindo cada vez mais. Isso é bom.

    Quanto ao seu pragmatismo, vc esta aceitando armar seus inimigos a fim de derrota-los. É isso que MBL tem feito. Muto bom.

  9. Reinaldo não é direita. Ele é nosso inimigo. Somos a favor da liberdade de expressão e ele sugere a perseguição de adversários políticos por meio de processos no STF por crimes de opinião, mesmo com a imunidade parlamentar (caso Bolsonaro). Somos contra o “status quo” e lutamos contra a corrupção e o estatismo. Reinaldo é opositor da Lava Jato (por mais que diga que não, basta ver as inúmeras “críticas jurídicas” que de jurídicas não tem nada). Ele mente descaradamente, buscando enganar seus leitores. Para Reinaldo, nunca houve tentativa de de anistiar caixa dois, e tudo o que os parlamentares fazem para impedir investigações criminais ou embaraçar processos penais por corrupção é histeria pró-Lava Jato.

    Não concordo que Reinaldo seja um isentão de direita. Ele claramente tem um lado e age para defender seus interesses. Ele age CONTRA nossos valores e metas. Um isentão de direita seria o Pondé, por exemplo. É preciso tomar cuidado para não dividir o mundo entre esquerda (PT) x direita (liberais e conservadores). Há um espectro grande de gente que não se vincula a esses grupos, como o PMDB, por exemplo. E o Reinaldo representa essa gente, que em um certo contesto nos pode ser útil, mas no momento precisa de pressão.

    • Você está certo, a direita não é apenas composta de liberais e conservadores. Há todo um espectro de pessoas que não se enquadram nas propostas desses grupos. Perfeitamente normal e esperado, e até desejável.. Só deixa de ser normal quando alguns indivíduos pisam em valores básicos e ainda por cima de forma truculenta , sem nenhuma consideração pelos seus pares. Acho que a direita como um todo faria muito bem em se afastar desse indivíduo. Já deu o que tinha que dar.

      • Concordo com os dois: espectros diversos!!! Mesmo que haja tanta gente na mídia trabalhando para que as pessoas tenham somente dois tipos de visão, para que tudo seja visto de forma deturpada. Isso que é criação de gado!

  10. O Marco Antônio Vila não foi “destruído” mas ficou sem credibilidade depois de falar um monte de besteiras contra o Trump, da mesma forma que o Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes e outros. Muitos podem não gostar do estilo Trump mas nunca foi a pessoa mas o que ele representava: o antiglobalismo, antiesquerdismo. Ficou claro que quem era contra o Trump era a favor da Hillary, do esquerdismo americano e do globalismo. É assim que se identifica um esquerdista enrustido. Eles são apenas anti-petistas que é o lixo da esquerda brasileira.
    O caso do Reinaldo Azevedo é exemplar, fui leitor e comentarista do seu blog desde o início. Batia duro no PT. Dava ibope. Depois do seu primeiro emprego na Folha começou mudar. Foi contra os protestos de rua, contra o impeachment, contra o moro, contra a prisão dos Marcelo Odebrecht e outros. Disse que o PT deveria ser extinto pelas urnas em 2018, indo ao encontro das ideias dos psdebistas que sempre ficaram encima do muro. Lembro que uma vez até publicou o endereço dos protestos tentando disfarçar mas nunca disse que era a favor. Sempre “defendendo” a legalidade e o estado de direito. “Errou” feio em todas. O PT respeitou alguma vez a legalidade e o estado de direito? Merecia ser respeitado? Era o que todo mundo se perguntava. O Moro deu a resposta. O RA surta quando o Moro divulga as gravações entre Dilma e Lula. Disse que não era o momento, que fortalecia o Lula e o PT. “Errou” feio novamente. O caminho para o impeachment estava liberado. O RA desce do muro e disse que foi o primeiro a apoiar o impeachment da Dilma. Surta novamente quando a Lavajato apresenta o PowerPoint que, simplesmente, acabou com o que restava do Lula. Pela primeira vez o Lula foi é chamado de chefe de quadrilha. A essa altura, muitos dos seus seguidores já estavam revoltados contra ele. Eu peguei às suas espertezas logo no início. Recentemente foi a favor do desarmamento sendo duramente criticado por Constantino. O RA percebeu que abraçando algumas teses de esquerda conseguia bons empregos. A Joice cobrou coerência? Acho que não deveria ter feito. Deixa ele falando sozinho. Os participantes dos blogs não querem ouvir falar do Reinaldo faz tempo. Para quem depende dos ouvintes, números de blogs, Facebook, etc, isso deve ser preocupante. Faz tempo que não leio nada do RA. De repente aparece algum fato comentado em outros blogs e comento. Ele foi desonesto! É aquele tipo que acha que pode falar um monte de bobagens ou mentiras e o outro não vai perceber.
    A Joice nunca inventou fatos ou tentou manipular. Sempre foi coerente e nunca defendeu interesses de terceiros. Há uma diferença enorme entre o RA e a Joice.
    O RA está numa situação muito desconfortável, seus ex-leitores o detestam e os petistas querem comer o fígado dele.
    Este blog errou ao se posicionar contra os últimos protestos.

    • O erro no posicionamento contra os protestos não pode ser medido agora, mas nos RESULTADOS após o protesto. Se a popularidade de Lula aumentar, quem ficou contra os protestos dirá “eu estava certo”. Então, não é momento ainda de decretar quem “está certo” ao ficar contra ou a favor dos protestos.

  11. Bem, a Joice Hasselman fez, até com “indevido respeito”, eu diria, algumas críticas ao Reinaldo Azevedo. Por sinal, as mesmas críticas que muitos andam lhe fazendo. Pertinentes, portanto, no mínimo. Foi na mosca, e doeu, né? A resposta dele, perdoem-me os isentões, mas vou ter que dizer: que coisa feia, que coisa chula, que lixo que foi! Um verdadeiro ataque de pelanca! Um tirombaço no pé, já que ele é, hoje, uma das figuras mais execradas nas redes sociais Ou seja, as maciças reações que ele despertou, de indignação e revolta, não deixam margem à dúvida sobre quem foi que transgrediu os limites da civilidade nessa polêmica, Será que esse tucano de bico longo “pensa que é bonito ser feio”? Besteiras, ditas para uma pessoa que seja, já são uma lástima. Ditas para “40 milhões” de pessoas – a audiência que ele supõe ter – podem ser vistas como um crime de lesa-humanidade! Foram 25 minutos de baixaria, xingando alguém que ele jura ser insignificante. E, o que é pior, batendo em mulher! Allahu Akbar? Que vilania! Que covardia! Será que emplumadíssimo tucano não tem esposa, não tem filhas? Nunca vi algo tão desproporcional em termos de desrespeito, perversidade e baixeza! Tendo em vista, inclusive – insisto! -, o fato de ele estar se referindo a uma mulher, cuja única falta cometida foi ter dito algumas simples verdades a seu respeito. Para mim, esse cara é indefensável! Merece estar no buraco em que se meteu, e onde continua cavando.

    O bom do episódio foi que ele rasgou de vez a fantasia, mostrando-se tal como realmente é, ou seja,” ignorante, bobo, coitado medíocre, arrogante, malcriado, xucro, doido, louco, patético, burro e falastrão”, que foi exatamente o que disse dela. Meras projeções de uma personalidade mórbida, Freud explica. Sem omitir, claro!, as insinuações, misógenas, sexistas e indecorosas que fez sobre o comportamento dela. Uma covardia, sem dúvida! Aliás, falando sobre insinuações, há também quem diga, baseando-se nas caras, bocas, ademanes e chiliques da exuberante frescura dele na Jovem Pan, que o seu comportamento também seria “”outra coisa”. Mas recuso-me a acreditar. Não sou tão maldoso quanto ele. Além disso, seria impiedoso chutá-lo, pois segue ladeira abaixo. Com mais dois ou três empregos midiáticos, acaba chegando lá, no fundo poço.

    Por outro lado, gostaria de dizer que sempre fiz muito pouco caso da autoproclamada inteligência dele, a qual, para mim, nunca passou de esperteza e safadeza, e da sua erudição que, se não é de “leitura”” do Google, é da leitura” de orelhas de livros, por certo. Talvez seja por isso que escreve direitinho até, com todos os acentos e vírgulas, mas sem nenhum talento.Ele é uma fraude intelectual! Pior do que isso, é um esquerdopatazinho extremista, indecoroso, desaforado. E não adianta ficar de tititi com o Gilmar Mendes, por exemplo, que isso não o torna um jurista; muito pelo contrário, já que se trata de quem se trata. Ele vai acabar sendo só um bonequinho de ventríloquo dele, se já não é. Eque ele não tenha a pretensão de discorrer sobre bactérias por ter ouvido alguém falar algo sobre elas, pois tudo o que sabe a respeito delas, segundo me consta, é que elas existem, e ponto final. E isso vale para tudo o que ele supõe saber, já que, de tudo, não sabe nada ou quase nada. Por que esse pascácio não vai estudar?

    A propósito, quando a Joice Hasselman se refere à “mesma obra” de Machado de Assis e cita uma frase de Dom Casmurro, ele não pensou que ela poderia estar se referindo à obra de Machado como um todo e, não, à obra “Memórias Póstumas.de Brás Cubas”? Ele não pensou, eu sei, e sei a razão pela qual não pensou: é um arrematado imbecil! Vale dizer que a frase citada por ela é: “A vaidade é um princípio de corrupção”. Será que essa frase tem algo a ver com lele? Espero que não, apesar da sua monumental vaidade, que reputo doentia. De resto, ele vive se gabando dos seus quatro empregos (logo terá mais um, né?), e eu vivo dizendo que o fato de ele ter virado casaca tem muito a ver com eles. Afinal de contas, quem tem quatro empregos midiátidos, em que posa de isentão legalista, e paga, assim, as suas contas, jamais vai precisar de que alguém lhe pague as contas, não é mesmo? E que ele não me fale de “quebrar sigilo”, pois posso achar que está se referindo à delação premiada da Odebrecht, e aí a coisa vai ferver. Sosseguem, que são só algumas ironias, embora eu não pretenda explicá-las ao Reinaldo.E por falar em explcações, eu não preciso delas. Não sobre ele, Reinaldo Azevedo. Ele, que tem rasgos cintilantes de u’a Mônica Bérgamo, de uma Marilena Chauí e de um Paulo Henrique Amorim dos tucanos. é uma esfinge sem segredos para mim e para qualquer outro que não reze pela cartilha dele, que é a mesma dos tucanos.

  12. O reCórter tucano hidrófobo de Veja é useiro e vezeiro em lançar ataques rasteiros contra os conservadores, para depois se vitimizar; Luciano Ayan, é aliado incondicional do recórter tucano de Veja contra o conservadorismo, por isto defende essas baixarias. Em comum, ambos gostam do pragmatismo; aquele dos liberaizinhos que agitam as asinhas para abanar o socialismo ‘light’ em troca de cargos políticos, empregos nos meios esquerdistas, grana e prestígio. Em comum, ambos tentam salvar os tucanalhas, mesmo sabendo que para tal devem também, como disse fhc, “preservar o PT”.

  13. Você se perdeu neste texto! Não há divisão. 99% da direita está com Joice e 1% com Reinaldo. Vã no Facebook dele e olhe os comentários. Veja as curtidas. Vá no da Joice e faça a mesma coisa. Veja o apoio e desaprovação de um e de outro. Depois vá no vídeo de um no Youtube e faça o mesmo. Veja os deslikes e likes de um e depois veja o do outro. Não há o que comparar. Ninguém está com Reinaldo. Eu admirei muito o Reinaldo e até me irritei com pessoas que diziam que Reinaldo era um esquerdista enrustido. Mas agora isso ficou claro e escancarado. Você, Luciano, deveria parar de defender Reinaldo.

  14. Você se perdeu neste texto! Não há divisão. 99% da direita está com Joice e 1% com Reinaldo. Vã no Facebook dele e olhe os comentários. Veja as curtidas. Vá no da Joice e faça a mesma coisa. Veja o apoio e desaprovação de um e de outro. Depois vá no vídeo de um no Youtube e faça o mesmo. Veja os deslikes e likes de um e depois veja o do outro. Não há o que comparar. Ninguém está com Reinaldo. Eu admirei muito o Reinaldo e até me irritei com pessoas que diziam que Reinaldo era um esquerdista enrustido. Mas agora isso ficou claro e escancarado. Você, Luciano, deveria parar de defender Reinaldo.

  15. RA , no artigo que leu no programa de rádio, está empregando a falácia do espantalho, acusando a “extrema-direita” de ser contra pobre, negro e nordestino. Parece coisa do Lula!! Hehe.

      • De tanto fazer imitações do pinguço canalha, o sabichão de Dois Córregos acabou ficando com os trejeitos dele, inclusive as psicopatias. Lamentável, pois durante muito tempo foi a linha de frente contra os bandidos petistas. De qualquer forma, acho que é mais do mesmo daquela velha história: menchevistas x bolchevistas = companheiros que evitam o rompimento e se garantem contra a direita.

  16. Dá uma olhada no vídeo que está no blog do constantino.

    Sério o Reinaldo Azevedo é mentiroso.

    Já há várias evidências de seu partidarismo. Caso Bolsonaro STF, defesa de Lula com ataque a Lava jato, dizer que o PT não é de esquerda por que se aliou a empreiteiras.

    Sério o Reinaldo Azevedo já era.

    Basta ver a seção de comentários dos artigos e ver que a audiência deles está indo ladeira abaixo.

    http://rodrigoconstantino.com/artigos/reinaldo-azevedo-pode-manjar-de-machado-de-assis-mas-e-um-ignorante-em-historia-economica/

  17. Não pretendo perder muito o meu tempo falando do RA. Sempre o vi, tal como, também sempre vi a Marina Silva: ambos CAIPIRAS PERNÓSTICOS (problema não está no “caipira”; e sim no “pernóstico”).

    Por isso mesmo, discordo daqueles que identificam nele um “ego gigante”. Isto somente se aplicaria a possuidores de ALTÍSSIMA AUTOESTIMA, fora de controle autocrítico. E o caso dele seria, para mim, de FORMAÇÃO REATIVA (conceito freudiano) à sua real BAIXA AUTOESTIMA.

    Pessoas sob esta última condição: revelam uma NECESSIDADE enorme de RECONHECIMENTO social a respeito de seu VALOR, ainda que apenas supostamente possuído. Quando isso lhes parece não estar acontecendo, tornam-se muitíssimo AGRESSIVAS. Tais são as pessoas com as quais a sabedoria popular adverte sobre ter-se de lidar: “PISANDO em OVOS”.

    Entretanto, é importante cuidar para que, apesar de tudo isso, dever-se, sempre, tomar o cuidado para não incorrer na falácia do “Argumentum ad Hominem”, ao empreender uma crítica ao discurso dessas pessoas.

  18. Vamos fazer uma comparação simples.

    Acesse os canais Youtube da Joice e do Reinaldo Azevedo.

    Joice Hasselmann
    https://www.youtube.com/channel/UCgfV9J6FuOXaJnp-UuNRydA/videos

    Inscritos: 413.565

    5 ultimos vídeos
    120.405 visualizações 10 horas atrás (média 1.2040,5/h)
    236.519 visualizações 2 dias atrás
    105.116 visualizações 3 dias atrás
    45.863 visualizações 3 dias atrás
    101.722 visualizações 4 dias atrás
    154.012 visualizações 4 dias atrás

    Reinaldo Azevedo
    https://www.youtube.com/channel/UCzjtGnD7qqeaHW3nvDVrjQA/videos

    Inscritos: 111.225

    5 ultimos vídeos
    3.346 visualizações 7 horas atrás
    29.892 visualizações 8 horas atrás (media 3736,5/h)
    3.007 visualizações 8 horas atrás
    187.120 visualizações 3 dias atrás (Este é o vídeo em que o Reinaldo ataca a Joice)
    3.004 visualizações 3 dias atrás
    4.111 visualizações 3 dias atrás

    • Como já disse, isso é bobagem, pois a Joice focou sua atuação na Internet. Isso nem se compara com a audiência fora da web. São públicos distintos. Basta ler “The Filter Bubble” que esse mistério se resolve. Em suma, os números de Joice são importantes, mas não servem para provar que “ela venceu” o Reinaldo.

    • A Joice não só venceu o Tucanaldo, como deu uma verdadeira surra de vara nele, que sempre se gabou de ser o bom da boca na internet. Foi, mas deixou de ser, pois cavou a sua prórpia ruína. Aliás, essa é uma das razões pelas quais ele soltou os cachorros nela, quando poderia, simplesmente, responder ao questionamento que ela lhe fez. Preferiu mostrar o quanto é machista, preconceituoso e sexista. É surpreendente que esse cara ainda encontre quem o defenda.

    • As 187 mil visualizações é um dado muito interessante. Ele está usando a polêmica, o barraco, para aumentar seu ibope. Veja que antigamente ele nem queria saber se alguém falava mal dele. Até se gabava de dar publicidade para seus desafetos. Agora com qualquer critica vindo de outros colegas faz barraco. Fica provocando, desafiando o Moro, a Lavajato, que o PT não é de esquerda, acusa a extrema direita de ser contra pobre, etc. Está apertado por causa da queda da sua popularidade. Como disse acima, agradando ou criticando os dois lados, sendo “isento”, ele conseguia arrumar e manter uns bons empregos. Virou uma metamorfose ambulante. Ele é esperto, não é ignorante, bobo, medíocre, etc. Pode crer que vai polemizar com qualquer critica de outro colega. Como combater? Aqui, nos comentários. Ele não tem como rebater um comentarista de um blog. Só fala que está sendo “perseguido”. Já se o Luciano publicar alguma crítica ele vai cair com tudo. Ignorar é o melhor ataque. Em outro post, o Luciano escreve sobre o Antagonista. O Antagonista fala mal do Trump e recebe uma surra dos leitores. Alguém até brincou de que eles gostam de apanhar. É só provocação para atrair mais comentaristas. Causa revolta e isso pode ser utilizado ao nosso favor. No caso do Reinaldo, nunca mais postei qualquer comentário no blog dele. Detono com ele em outros blogs. É uma bomba de tempo. A queda vai ser vigorosa!

  19. O Reinaldo se tornou um jornalista xucro, um nada, esta é que é a verdade, caiu a máscara da ilusão que se tinha com relação a ele, está descendo a ladeira, podem crer !

  20. Reinaldo já deu provas mais do que suficientes de que não é minimamente confiável. Teceu elogios rasgados ao Olavo de Carvalho, quando tinha interesse em derrubar o PT. Depois, quando não precisava mais dele, passou a chamá-lo de “vampiro” e outras cositas más. Ele ainda tem seus leitores, mas está ACABADO. Nem os antagonistas confiam mais nele.

  21. Calma lá! Que briga entre a direita? Reinaldo Azevedo é PSDBista. PSDB é da Social Democracia. Da II Internacional Socialista. É a Joice Hasselmann, (que também não inspira confiança) X Reinaldo Azevedo, o auto declarado ex-trotskista.

  22. A análise apenas pensando apenas em termos estratégicos é ridícula: o cara xinga a mulher por nao achar cabível a provocaçao e aí gente nem vai falar do caráter do cara
    Mas ok: de qualquer forma, nao dá pra “amadurecer” sem “crescer”, sem “viver”.
    E outra: a esquerda tem um mínimo de unidade ideológica;nós, nem isso. Quanto mais unidade nas açoes.

  23. Enfim, alguém que analisa o problema de forma inteligente. Reinaldo e Joice são dois histriões, mas ele usa um bisturi e ela uma motosserra. E o abismo mental entre os dois é imensurável, bem como o dos seus seguidores. E sim, direita unida é impossível, porque direitistas acreditam em independência (a melhor frase que eu li dizia que “liderar a direita é como ser caubói de gatos”).
    Meus ídolos políticos são Churchill e Thatcher. E admiro o Reagan. O resto é resto.
    Ao Ayan: bom texto. Ganhou um leitor.

  24. lamento muito de não poder postar críticas diretas ao RA no seu próprio campo. Simplesmente não aceita críticas no seu blog (a não ser umas bem tolinhas, pra disfarçar). Experimentem. Não publica. No mais, claro que a resposta dele foi tão absurda, tão mal-educada, tão desproporcional a esse que nem sequer foi um ataque, mas uma provocação, que descobri que ele e seus seguidores são uma igreja, pois deveriam abandoná-lo depois disso, mas não o fazem.

  25. A última do RA foi insinuar que toda a direita por ele chamada de “xucra” (os que estão à sua direita) estaria aprovando a exploração política do caso da filha da Maria do Rosário. A tática dele agora é atribuir tudo de ruim que parta de internautas contra o PT à direita, que também denomina “extrema-direita”.

    • Diante da total perda de credibilidade que realmente antes tinha, passou a tentar se segurar jogando ao lado dos petistas que comandam a Veja, o presidente e o Editor Petry !

      • Como escrevi acima, o Reinaldo percebeu que agradando um e outro ou batendo nos dois lados, sendo “isento” conseguia uns bons empregos. Antes de doido, ignorante, arrogante, malcriado, bobo, ele é muito esperto.

      • Já dizia Abraham Lincoln “Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo.” e isso foi exatamente o que o Reinaldo fez desde 2006 quando lhe deram uma boquinha lá na verdadeira VEJA, e não a de agora, comandada por 2 petistas de carteirinha, o presidente e o Petry, quando finalmente provou que era também um petista de carteirinha enrustido e que agora vive como um cavalo xucro dando coice e relinchando pra tudo quanto é lado, para o deleite dos sem-vergonhas petistas que agora passou a babar e que, em retribuição, o aplaudem entusiástica e abertamente !

  26. Sou mais a Joice, quanto ao Reinaldo, ele é um canalha. O que ele disse, é indefensável. O Tucanaldo é um psbdbista todo e fala muito mal da lava-jato, portanto, é um destino.

  27. Se ele for liberal, ele disfarça muito bem. Tem inteligência para isso. Mas para mim, realmente parece um fabiano. Se estiver só fingindo ser social democrata, tiro o chapéu, pq finge muito bem. Pensando bem, não. Não. O que valem são as palavras. Alguém que prega aumento de impostos (eg. presídios), não pode ser liberal. Alguém que chama qualquer coisa à direita do PSDB de extrema-direita, não pode ser liberal. Lamento.

  28. Eita, esta foi a análise mais lúcida que vi a respeito do caso!

    Enquanto alguns youtubers conservadores histéricos como Nando Moura, Lilo e Terça Livre estão lá esbravejando e gritando contra Reinaldo, querendo bancar os super heróis da suposta mulher indefesa, aqui você fez uma análise sem paixões. Assino embaixo.

  29. Reinaldo Azevedo foi muito importante na deposição da Dilma!
    Mas agora é hora de deixa-lo com sua social democracia.
    É histórica a colaboração do comunismo e o socialismo fabiano. O que difere são os métodos utilizados, mas os objetivos são os mesmos.
    Quanto ao Liberalismo, este está a serviço da Social Democracia por falta de espaço mundial.
    Já o Conservadorismo me parece algo imprevisível para qualquer analista dos dias atuais. Ninguém previu seu ressurgimento. Algo que as esquerdas jamais previram. Eles nem sabem como reagir.
    Por outro lado, com a deposição da Dilma, ficou difícil para a Direita encontrar um alvo, o que facilitou para a esquerda continuar sua doutrinação sem oposição.
    Chego a conclusão que está na hora da direita se posicionar!
    Qual o próximo passo?
    É preciso ter objetivo como “voto distrital”, “Escola sem Partido (Pascal Bernardin)”…
    Quanto ao PSDB … me parece inevitável que assuma o poder em 2018, juntamente com o PMDB.
    Me parece que, inevitavelmente, os próximos 30 anos será do revezamento entre os comunistas e os sociais democratas!

Deixe uma resposta