Pressão popular está funcionando e Joesley pode ter mesmo destino de Al Capone: preso por crimes adicionais

2
106

Conforme a Exame, Joesley Batista está com medo de ir para a cadeia pelo mesmo padrão que aplicado sobre Al Capone. Ele era investigado por vários crimes, mas suas alianças com o poder sempre livravam sua cara. Lá pelas tantas ocorreu um porém: ele finalmente foi preso por sonegação de impostos na década de 1930 nos Estados Unidos.

A matéria da Exame diz que “a JBS, empresa de Joesley Batista, se prepara para a possibilidade de que o empresário tenha um destino análogo”. Ele suspeita de que “juízes de diferentes locais do país, que cuidam de processos contra Batista em outras áreas, estejam correndo para tentar condená-lo por outros motivos”.

Na verdade, caso isto ocorra não será nada além de mais um reflexo da revolta popular com o acordão premiado que garantiu impunidade total aos irmãos JBS. Alega-se que Joesley entregou informações capazes de comprometer o presidente, mas outros delatores já fizeram o mesmo no passado.

Agora Joesley e Wesley estariam difundindo a narrativa de que “o acordo não pode ser cancelado”, o que é falso. A existência de crimes continuados, além da entrega de um áudio picotado, são dois dentre os vários motivos para cancelar o acordo. Mas mesmo que esse acordo não seja cancelado (por pressão política e uso de influência), ele ainda pode ser pego por outros crimes.

O fato é que não se pode aceitar esta impunidade, pois o brasileiro ainda precisa ter esperança na Justiça. Uma justiça que dá impunidade total aos irmãos JBS só tem a perder crédito perante o povo brasileiro. As consequências derivadas seriam terríveis.

Em tempo: é sempre bom ressaltar que o cancelamento do acordo com os irmãos JBS não implica o cancelamento das provas já entregues e das delações já feitas. Logo, punir os irmãos JBS não significa a impunidade de nenhum acusado. Que seja feita Justiça.

Anúncios

2 COMMENTS

  1. Joesley é tão bandido quanto ou mais que os corruptos. Se ñ há corruptor…ñ há corruptos
    Cadeia nesse cafageste….Um mal exemplo para os honestos desse país. O crime vale a pena qdo se pode delatar….Injusta justiça!!!

Deixe uma resposta