Em suposto acordo para gravar Temer nos EUA, PGR pode ter cometido crime contra soberania nacional

0
317

A investigação a respeito de qualquer político que ocupa um cargo em termos de corrupção é um problema nosso, ou seja, do Brasil.

Mas uma notícia do jornal Valor (que pertence ao grupo Globo) mostra que a PGR teria feito uma associação com o Departamento de Justiça dos EUA para grampear Temer em sua viagem a Nova York, que acabou não se realizando.

A matéria diz: “Autoridades de investigação americanas e brasileiras teriam planejado uma ação controlada sobre o presidente Michel Temer nos Estados Unidos, de acordo com fontes oficiais. A operação para obter um flagrante contra Temer ocorreria em conversa com o dono da JBS, Joesley Batista, provavelmente na cobertura que ele tem na esquina da Quinta Avenida com a rua 51, em Nova York. Pelas tratativas, o presidente seria gravado. As negociações entre as autoridades dos dois países estavam consideravelmente avançadas, segundo apurou o Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor. A ação só não foi levada a cabo porque Temer não confirmou viagem que faria aos Estados Unidos, em maio”.

Agora é preciso investigar seriamente se isso realmente aconteceu, pois caso seja verdade é um crime contra a soberania nacional. Não importa se falamos de Temer, Dilma ou Lula. Jogar com um outro país no momento de buscar interesses particulares em ações jurídicas de tom político é simplesmente uma violação da soberania nacional.

Cabe principalmente a Temer abrir uma investigação imediata a respeito deste ocorrido, pois se esse tipo de coisa se tornar regra, então não há mais segurança jurídica alguma e falar em intervenção militar começa a se tornar uma hipótese viável, uma vez que aqui virou terra de ninguém.

Observe que a matéria do Globo até confessa que “caso a ação controlada nos Estados Unidos tivesse ocorrido”, as relações entre EUA e Brasil poderiam ser prejudicadas.

Cabe agora a Michel Temer abrir a guerra total, diante da qual poucos limites devem ser estabelecidos. Se ele não reagir a isso, então merece cair mesmo.

Anúncios

Deixe uma resposta