O Lula que disse que veio da senzala ainda não foi importunado por fazer apropriação cultural

0
271

Me questionaram a respeito das declarações de Lula sobre o fato de seus adversários serem da Casa Grande e ele… da senzala.

A declaração foi dada na sede do PT uns seis dias atrás.

Lula disse: “e eles acabaram de destruir o que foi construído de direito dos trabalhadores desde 1943 (…) eu queria dizer, senhores da Casa Grande, permitam que alguém da senzala faça o que vocês não tem competência para fazer neste pais”.

Como falamos antes, como é que Sérgio Moro encontrou R$ 606 mil numa senzala? Como se viu, Moro confiscou a grana que estava em algumas contas correntes de Lula. Só se fosse uma senzala triplex.

O leitor Henrique Carneiro comentou: “Agora Lula se dá à apropriação cultural. Apropriação cultural é a adoção de alguns elementos específicos de uma cultura por um grupo cultural diferente. Ela descreve aculturação ou assimilação, mas pode implicar uma visão negativa em relação a aculturação de uma cultura minoritária por uma cultura dominante”.

O Henrique está certíssimo. A tal da apropriação cultural sempre é algo polêmico. Geralmente os movimentos de extrema esquerda perseguem cantoras que usam dreadlocks, por exemplo. Nesses casos, a acusação é falsa. Mas um branco rico como Lula se declarar alguém “vindo da senzala” se encaixaria, aí sim, no que chamam de apropriação cultural.

Mas por enquanto o que se ouve é só o barulho do grilo por parte dos movimentos ligados à extrema esquerda. Por que não estou surpreso?

Anúncios

Deixe uma resposta