Como PSOL e Rede ajudaram a quebrar o galho da direita nessas eleições

Algumas coisas não podiam ser ditas antes, é claro, até para não dar dicas aos inimigos. Mas fato é que PSOL e Rede foram aliados involuntários de parte da direita no frame “luta contra o sistema”, principalmente em menção aos casos de corrupção.

Isso acontecia porque os dois partidos (um da esquerda e outro da extrema esquerda) haviam ficado de fora dos espaços de poder durante o governo PT. Não participaram dos escândalos, mas pareciam ter algum ressentimento por terem sido atacados dentro da extrema esquerda, ao mesmo tempo em que ficaram de fora dos espaços de poder.

Grupos como RenovaBR e Agora, também da esquerda chique, se juntaram na narrativa. Hoje em dia até alguns “left libs” estão se juntando com prazer a essa turma. 

Havia o risco de que o PT não chegasse no segundo turno. Nesse caso, o frame poderia se virar contra a direita. Mas como o PT estava marcado como “símbolo do sistema”, isso acabou ajudando fortemente a direita, principalmente na reta final. E ainda teve a facada, que desequilibrou o jogo contra a esquerda.

A política é bela quando as vezes o adversário acaba jogando a nosso favor, não é mesmo? Sun Tzu ficaria orgulhoso.

Em tempo: foi muito útil para a direita que outros grupos fizessem luta contra o PT enquanto outros setores faziam “luta contra o sistema”. Isso porque em certo momento os frames convergiram para algo como “lutar contra o sistema é lutar contra o maior representante do sistema, ou seja, o PT”. Isso sem contar com a exploração do politicamente correto, que acabou servindo como propaganda involuntária para a direita.

Os setores da extrema esquerda que apontam o dedo para o PSOL e a Rede estão certos. Nesses partidos há vários focos de vulnerabilidade a serem explorados, como foram. Foi uma ajuda involuntária, mas ainda assim muito útil.

A direita deveria ser mais agradecida e pagar um churrascão para a turma do PSOL e da Rede, como forma de retribuição.

1 comentário em Como PSOL e Rede ajudaram a quebrar o galho da direita nessas eleições

  1. Pra essa esquerda só se for churrasco de Tofu! kkkkk

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: