Centrão incomodado com modelo tretista de negociação de Bolsonaro

Conforme o Antagonista, “caciques dos partidos do Centrão estão incomodados com o modelo de negociação política de Jair Bolsonaro que exclui dirigentes partidários da definição dos ministérios”.

De acordo com o Estadão,  “o episódio mais recente que incomodou os líderes partidários foi a consulta a Celso Russomanno, que ocorreu sem o conhecimento do presidente de seu partido”.

Marcos Pereira, presidente do PRB, teria ficado pistola com a abordagem ao deputado e apresentador de TV. Ademais, as demais indicações dos ministros Onyx Lorenzoni, Luiz Henrique Mandetta e Tereza Cristina, também causaram ruído no DEM.

O Antagonista também lembra que “quem esteve com Jair Bolsonaro nos últimos dias diz que ele pouco fala sobre os embates que já tomam conta do seu governo, mas aparentemente tem uma receita pronta para lidar com as diferenças”.

A Crusoé diz que uma fonte próxima do presidente eleito explicou: “Ele deixa rolar para ver quem sobrevive”. Pelo que se nota, este é o modelo tretista de negociação. Os interessados devem brigar entre eles – e os seus aliados devem trabalhar na danificação de reputação do concorrente – para ver quem sobra no final.

É o mesmo modelo utilizado pelos setores da direita nas guerras por espaço nas redes sociais. Por exemplo, quando Nando Moura deu espaço para inimigos do MBL utilizarem informações vazadas para fazer ataques ao movimento, estava nesta disputa por espaço. Nessas guerras internas, os anos de 2016, 2017 e 2018 foram favoráveis aos neoconservadores, mas o jogo segue.

Contatar diretamente os parlamentares é uma forma de desafiar os caciques dos partidos. Evidentemente, é um método agressivo, mas que também permite muitas possibilidades caóticas. Ou seja, resultados podem ser muito bons ou desastrosos. Por enquanto, há muitos nomes bons no ministério, mas há um clima de instabilidade, que pode até gerar pressão positiva por resultados rápidos.

Vai ser algo bem diferente ver o uso deste modelo na disputa de ministérios. É arriscado, mas é quase cinematográfico. Vamos acompanhar o modelo tretista de negociação na disputa dos principais espaços do poder.

Twitter: https://twitter.com/lucianoayan

Facebook: https://www.facebook.com/ceticismopoliticosc/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: