Detenção de homem que criticou Lewandowski ofende democracia
Conforme o Correi Braziliense, a PF prendeu um passageiro que fez críticas políticas a Ricardo Lewandowski, ministro do STF, durante um vôo.
O questionamento aconteceu nesta terça (04) quando um passageiro encontrou o ministro no trajeto entre São Paulo e Brasília.
O homem foi levado para a Superintendência Regional da corporação no Distrito Federal, logo após o pouso.
O passageiro disse que “o STF é uma vergonha”. Foi quando o ministrou chamou a PF.
“O rapaz foi conduzido para a SR DF, onde está sendo ouvido, a ocorrência está em andamento e análise do delegado responsável”, diz um policial.
Para início de conversa, concordo que não é agradável esse tipo de coisa num avião. Não é o tipo de ação política que eu faria.
Por outro lado, não há nenhum precedente para prender alguém que meramente se manifestou. Não existiu nenhuma ofensa pessoal e a menção sobre o STF ser uma “vergonha” é uma opinião política.
Mandar prender alguém nessa situação pode lançar um precedente grave, pois é óbvio que esse tipo de regra é impossível de ser aplicada isonomicamente.
Por exemplo, todo mundo que fizer uma crítica a uma instituição durante um voo será preso? Ou a regra só vale em casos específicos?
É perigosíssimo para o Brasil que, enquanto algumas pessoas possam lançar críticas (dependendo do alvo), outras possam ser coagidas pela lei apenas por lançarem uma crítica política.
Complicado.
Twitter: https://twitter.com/lucianoayan
Deixe uma resposta