Quão grave é ver gente da direita pedindo dissolução do STF?

Algo que foi bastante desagradável de ouvir ontem também foi o discurso falando em dissolução do STF vindo até de setores específicos da direita. Pelo que sei, há gente que fez tal discurso sem segundas intenções. Por isso não citarei nomes.

Uma coisinha: quando se fala nisso, existem frames que podem estar sendo úteis para grupos específicos. Se a população passa a aceitar essa ideia, a tendência é aumentar o autoritarismo.

Se isso acontece, a grana é distribuída para uma coalizão vencedora mais reduzida, e não é mais tão necessário atender aos interesses do público. Em qualquer ação que amplie o autoritarismo, o padrão é que a coalizão vencedora SEJA REDUZIDA. Ou seja, são menos bocas para alimentar.

Por isso, eu recomendo de novo que se assista o vídeo “Rules for Rulers”, pois noto que a mente de muita gente às vezes fica nublada por metáforas que nublam o entendimento dos fatos.

Nesse caso, temos apenas fingimento de discussão política, mas não discussão política de fato. É mais gerenciamento de impressões do que troca honesta de ideias.

Dicas:

(1) pedir encerramento do STF é o mesmo que pedir redução da base
(2) redução da base significa uso de bens privados para atender à coalizão vencedora, em vez de bem públicos
(3) isso significa que as promessas de campanha tem mínimas chances de ir à frente

Vamos além. Quando alguém fala em dissolver Congresso está automaticamente falando em redução da base.

Em suma, considerando uma situação lógica, com a coalizão do jeito que está, seria absurdo investir no autoritarismo deste tipo. A não ser que for para dar um chute em parte da coalizão. Quem vai pra prancha?

Vídeo “Rules for Rulers”:

Twitter: https://twitter.com/lucianoayan

Facebook: https://www.facebook.com/ceticismopoliticosc/

2 comentários em Quão grave é ver gente da direita pedindo dissolução do STF?

  1. CIRO GOMES NA MIRA DA LAVA JATO

  2. NANDO MOURA É INOCENTE

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: