Estaria Maia praticando a estrategia das tesouras???

Um setor mais extremista da direita, capitaneado por Olavo de Carvalho, propagou por muito tempo a narrativa de que havia algo como “estratégia das tesouras”.

Segundo a tese, toda a polarização entre PT e PSDB tinha por base um “jogo de compadres”, ou falsa oposição. Em outros termos, pura marmelada. Claro que nada disso é embasado por fontes. A pesquisa científica passou longe da elaboração desta tese.

No fundo, o discurso de que havia uma “estratégia das tesouras” servia para acusar qualquer direitista que não se submetesse de ser um “socialista fabiano disfarçado”. (Aliás, nem o PSDB teve algo a ver com o socialismo fabiano, que era uma vertente trabalhista, embasada pelo cientificismo, de origem britânica. Mas isto são detalhes…)

Seja lá como for, agora lemos, direto do site do PCdoB, que o partido decidiu que vai apoiar Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara. Na terça (15), a presidente do partido, Luciana Santos, confirmou a decisão.

O detalhe é que Maia já conta com o apoio do partido do governo Bolsonaro, o PSL, para sua recondução ao cargo. Luciana Santos, assim mesmo afirma, que Maia, entre os candidatos, é o que melhor reúne condições para assumir compromisso com a institucionalidade e autonomia do Poder Legislativo.

“Estabelecemos uma relação de confiança com o deputado Rodrigo Maia há mais de três anos, inclusive cumprindo compromissos com o PCdoB”, declarou.

Como se isso não fosse suficiente, a indicação do partido será discutida com lideranças do PDT e PSB para que o bloco formado ainda em 2017 tire seu posicionamento em relação à Presidência da Câmara. A ideia é também ampliar o bloco.

Luciana diz que a legenda dialogará com PT, PSOL e partidos do centro, como PP, para ampliar forças e ter maior presença nas comissões temáticas da Câmara. “Queremos construir mais espaços políticos para fazermos o bom combate”, disse.

Bem, se fosse o PSDB no governo, certamente alguém diria: “Está aí a prova da estratégia das tesouras, pois PCdoB e PSDB estão juntos no apoio a Maia”. Sendo assim, podemos dizer que Maia estaria, de novo, aplicando a estratégia das tesouras?

Twitter: https://twitter.com/lucianoayan

Facebook: https://www.facebook.com/ceticismopoliticosc/

4 comentários em Estaria Maia praticando a estrategia das tesouras???

  1. Provavelmente o texto sobre política mais idiota que li na vida. Surpreendente em se tratando do ceticismo político que, via de regra, produz bom conteúdo.

  2. #ForaRodrgoMaia odeio esse sujeito

  3. “a teoria das tesouras é uma emgabelação ”
    “deixa eu acusar a parte da direita da qual discordo de utilizar ela”

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: