Anúncios

Se não virarmos uma ditadura como a Hungria, já está bom demais

Há um conceito muito bizarro na direita hoje que é uma metáfora chamada “governo”. Aí me perguntam: “Você quer que o governo dê certo?”.

Mas o que é o “governo” senão um amontoado de seres humanos que representam interesses conflitantes? De novo: existem seres humanos, que representam setores diferentes. A união destes seres humanos é o que chamamos de “governo”.

Assim, o ideal é falar de interesses de setores específicos. Alguns interesses devem afundar e outros devem avançar. A ideia de que esses interesses não existem é uma fantasia.

Sentenças como “ter sucesso” ou “fracassar”, em termos de governo, não fazem sentido neste momento. Só uma resposta em termos de setores é que faz sentido. Muitas vezes o “sucesso” de alguns pode ser muito ruim para outros.

Basicamente, minhas principais expectativas quanto ao Brasil é que não vire uma ditadura sutil como a Hungria. De resto, o que vier está bom. Sem uma ditadura nesse estilo, vem a pressão natural por resultados, e alguma coisa ou outra pode ser feita. Aí é seguir o fluxo.

Existem setores da direita que acham “ótimo” o sistema húngaro. Logo, é preciso torcer para que eles fracassem. Ou será que eu deveria torcer para que isso dê certo? Não vejo sentido.

Já vi um setor da direita requisitando que ocorra um “controle de mídia”, exatamente para blindar o governo. Por qual motivo eu deveria torcer para que consigam isso? De novo, não vejo sentido.

Assim, podemos usar um procedimento quando alguém perguntar: “Você acha que o governo vai fracassar ou ter sucesso?”. O procedimento é questionar, de volta: “De que setor você está falando?”. Somente aí começa uma conversa focada em política para adultos.

Twitter: https://twitter.com/lucianoayan

Facebook: https://www.facebook.com/ceticismopoliticosc/

Anúncios

2 comentários em Se não virarmos uma ditadura como a Hungria, já está bom demais

  1. kenedi correa lirio // 23 de janeiro de 2019 às 9:29 am // Responder

    Qual setor vc acredita que deu certo nos ultimos 14 anos ?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: