Anúncios

Derrubar Maduro é essencial, mas cuidado com os truques de Gleisi

Acho fantástico que a ditadura venezuelana caia. Depois disso, o negócio é lutar para que o Brasil não vire uma ditadura também.

Se o Brasil virar uma ditadura, não será no estilo cubano (é inviável), mas no estilo da Venezuela, Turquia, Rússia atual ou Hungria.

Uma possível queda de Maduro tem algumas chances de ser boa para as alas democráticas da direita – mas é preciso tomar cuidado para não cair nas armadilhas conceituais de espertalhões – e até para os setores civilizados da esquerda.

Enquanto isso, vemos Gleisi Hoffmann dar contribuição inestimável para os setores autoritários da direita:

Este discurso e inominável, ficando abaixo de qualquer debate moral. É exatamente este tipo de discurso que serve para dar gás aos setores menos democráticos da direita.

Ainda há muita gente de direita com força suficiente para que as coisas sigam pelo caminho da democracia neste país. Mas, ao mesmo tempo, há setores que tem agido de maneira autoritária, com alguns falando até em “regulação de mídia”.

Estes setores autoritários fazem basicamente o seguinte: pegam falas de pessoas como Gleisi Hoffmann e dizem coisas como:

  • “Está vendo como nossas atitudes são justificáveis?”
  • “Notou como não é possível fazer omelete sem quebras ovos?”
  • “Entendeu como não se combate comunistas com flores?”

Em suma, o discurso de Gleisi serve principalmente para dar gás para ao setor autoritário da direita.

É claro que o setor democrático da direita ataca a ditadura de Maduro, mas não quer o mesmo para o Brasil. Mas o setor autoritário da direita tem direção oposta, e depende do uso de falas como as de Gleisi para justificar suas intenções.

Gleisi pode fazer isso por puro sadismo, mas pode ter cálculo político aí, como a luta pela sobrevivência da extrema esquerda com base no crescimento de uma extrema direita, com todos os riscos que podem advir disto, pois os extremistas de cada lado dependem de situações de acirramento total e busca pela disrupção.

A dinâmica do autoritarismo depende de combustível. Gleisi não é apenas uma legítima representante da extrema esquerda, mas também fornecedora de combustível para a extrema direita.

Twitter: https://twitter.com/lucianoayan

Facebook: https://www.facebook.com/ceticismopoliticosc/

Anúncios

3 comentários em Derrubar Maduro é essencial, mas cuidado com os truques de Gleisi

  1. “fornecedora de combustível para a extrema direita.” Eu acho errado chamar autoritários da direita de extrema direita… o ponto correto de determinar uma ideologia, se mais a esquerda ou mais a direita, é o tamanho do poder político sobre a sociedade que a ideologia defende. O comunismo é extrema esquerda pq sempre defenderá um poder totalitário, a extrema direita defende o fim do Estado, que é o libertarianismo e o anarcocapitalismo. Os autoritários da direita não são, nem libertários, nem anarco.

  2. Bla bla bla, crítica Crazy, mas quer justificativas para a esquerda, o errado é errado de qualquer lado.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: